/Canadá inclui suposta amante de Putin e bancos russos em lista de sanções

Canadá inclui suposta amante de Putin e bancos russos em lista de sanções

O Canadá incluiu nesta terça-feira (31) a ex-ginasta Alina Kabaeva, suposta namorada do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em sua lista mais recente de pessoas sancionadas pela invasão da Ucrânia.

Além de Kabaeva, outros 21 funcionários de governo e 4 instituições financeiras (Banco Agrícola Russo, Investtradebank e duas empresas de gestão de fundos) foram penalizados.

“Estamos visando os bancos, os oligarcas próximos do regime de Putin e sua, não sei como dizer, sua companheira”, disse a ministra de Relações Exteriores canadense, Melanie Joly, aos jornalistas em Ottawa, ao se referir a Kabaeva.

Os alvos das sanções podem ter seus ativos sob jurisdição canadense congelados e também estão proibidos de entrar no país.

Putin negou possuir uma relação amorosa com Kabaeva quando os meios de comunicação revelaram essa informação pela primeira vez em 2008.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Canadá impôs sanções a mais de 1.050 pessoas e entidades de Rússia e Belarus.

Fonte: G1