/Educação promove oficina para assistentes

Educação promove oficina para assistentes

Capacitação com novos assistentes sociais escolares será realizada na sede da Semed. Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed

Capacitação tem o objetivo de preparar os novos profissionais a implantar o Projeto Presença nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai promover uma oficina para os novos assistentes sociais selecionados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2022, com o intuito de capacitá-los para a implantação do Projeto Presença nas unidades escolares às quais foram lotados. A capacitação vai acontecer no dia 26 de maio, às 8h30, no auditório Paulo Freire, localizado na sede da secretaria, no Bom Parto.

Está prevista a presença de cerca de 22 profissionais na oficina, equipe técnica de Serviço Social e a coordenação do setor de Programas e Projetos Educacionais da pasta.

“Essa capacitação representa um grande avanço pra área do Serviço Social. Somos um dos Municípios com uma quantidade significativa de assistentes sociais nas unidades da Educação. A aquisição desses novos profissionais é de suma importância para a continuação do trabalho de apoio a esses estudantes e à instituição”, afirmou a assistente social e técnica do setor de Serviço Social, Regina Célia Ventura.

Assistente social e técnica do setor de Serviço Social da Semed, Regina Célia Ventura. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

O Projeto Presença foi criado em 2014 e é direcionado a algumas escolas. Ele tem como base a realização de trabalhos socioassistenciais voltados para a instituição de ensino e para o aluno, objetivando a supervisão na frequência escolar e a diminuição da evasão desses estudantes.

Nele há uma equipe diretiva que fica responsável pela execução do trabalho, a entrega de fichas, apoio aos beneficiários do Auxílio Brasil, encaminhamentos para as políticas públicas como saúde, assistência e outros serviços, além da rede de proteção que é dada para a criança e o adolescente.

Com o trabalho de assistentes sociais, a Educação vai contar com mais de 60 profissionais capacitados com o projeto implantado e executado nas unidades.

Fonte: https://maceio.al.gov.br/