/Furacão Agatha deve atingir sul do México nesta segunda-feira, diz previsão

Furacão Agatha deve atingir sul do México nesta segunda-feira, diz previsão

O furacão Agatha pode atingir o sul do México nesta segunda-feira (30), de acordo com a última projeção do Centro Nacional de Furacões. Segundo a entidade, ventos e chuvas fortes devem aumentar ao longo do dia.

Atualmente, o ciclone está a 110 quilômetros a sudoeste de Puerto Ángel, no México, com ventos máximos sustentados de 175 km/h.

Agatha se intensificou rapidamente no leste do Oceano Pacífico e estava se aproximando do status de grande furacão enquanto se movia em direção à costa sul do México na noite de domingo. Este é o primeiro furacão da temporada do Pacífico Oriental.

O furacão está agora perto de se tornar categoria 3 e espera-se que continue a ganhar força antes de chegar à terra na noite desta segunda, perto de Salina Cruz, no México.

Alertas de furacão
Alertas de tempestade tropical estão em vigor para Salina Cruz a leste de Boca de Pijijiapan e Lagunas de Chacahua a oeste de Punta Maldonado.

As condições de tempestade tropical eram esperadas no sul do México na noite de domingo e a possibilidade de furacão segue em área de alerta nesta segunda-feira (30).

“O aumento da tempestade pode produzir inundações costeiras a leste de onde o centro (do furacão) passa pela costa em áreas de ventos terrestres”, disse o Centro Nacional de Furacões. “A maré de tempestade pode ser acompanhada por ondas grandes e destrutivas.”

Além da tempestade, as fortes chuvas de Agatha atingirão partes do sul do México de domingo a terça-feira à noite.

“A chuva mais forte está prevista em todo o estado mexicano de Oaxaca, onde são esperados 10 a 16 polegadas (25 a 40 centímetros), mas totais isolados de até 20 polegadas (50 centímetros) são possíveis”, disse o oficial.

Após cruzar a terra, a baixa remanescente de uma Agatha dissipada pode ressurgir no sul do Golfo do México em meados desta semana.

O Centro Nacional de Furacões destacou uma chance de 30% de desenvolvimento nos próximos cinco dias em toda a região.

Fonte: CNN Brasil