/“Muitos mortos” após ataque com mísseis na região de Chernihiv, diz Zelensky

“Muitos mortos” após ataque com mísseis na região de Chernihiv, diz Zelensky

Na região de Chernihiv, ao norte de Kiev, a vila de Desna foi atingida por mísseis russos na quinta-feira (19), deixando muitos mortos, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em seu discurso noturno.

Desna fica a cerca de 64 quilômetros da fronteira com a Belarus.

“Ataques russos na região de Chernihiv, em particular o terrível golpe no Desna, há uma análise de destroços, muitos mortos”, disse Zelensky.

Há “ataques constantes na região de Odesa, nas cidades do centro da Ucrânia, Donbass está completamente destruído – tudo isso não tem e não pode ter nenhuma explicação militar para a Rússia”, continuou ele.

“Esta é uma tentativa deliberada e criminosa de matar o maior número possível de ucranianos”, disse.

As Forças Armadas da Ucrânia continuam avançando na libertação da região de Kharkiv, disse Zelensky.

“No Donbass, os ocupantes estão tentando aumentar a pressão. Existe o inferno, e isso não é exagero. O bombardeio brutal e absolutamente sem sentido de Severodonetsk… Houve 12 mortos e dezenas de feridos em apenas um dia”, continuou.

“Os bombardeios e projéteis de outras cidades, os ataques aéreos e com mísseis do exército russo – tudo isso não é apenas lutar durante a guerra.”

“Esta é uma tentativa deliberada e criminosa de matar o maior número possível de ucranianos. Destrua o maior número possível de casas, equipamentos sociais e empreendimentos. É isso que qualificará o genocídio do povo ucraniano e pelo qual os ocupantes serão definitivamente levados à justiça”, acrescentou.

“O primeiro julgamento na Ucrânia contra um criminoso de guerra russo já começou. E terminará com o pleno restabelecimento da justiça dentro do tribunal internacional. Estou certo disso. Vamos encontrar e levar à justiça todos aqueles que dão e executam ordens criminais”, concluiu.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Reuters