/Parlamento da Finlândia aprova adesão à Otan

Parlamento da Finlândia aprova adesão à Otan

O Parlamento da Finlândia aprovou nesta terça-feira (17) petição do governo para que o país se candidate a fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O pedido de adesão foi aprovado por maioria ampla. Segundo o porta-voz do parlamento, Matti Vanhanen, 188 parlamentares votaram a favor da medida, e apenas 8 contra.

Por meio de um comunicado, a Casa Branca disse que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá receber na quinta-feira (19) a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, e o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, para falar sobre a candidatura dos dois países à Otan.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira que seu país não irá aprovar a entrada da Suécia e Finlândia na Otan —para que um novo integrante seja admitido é preciso que todos os atuais membros concordem com o ingresso do país requerente. Tradicionalmente neutros, os países do norte europeu sinalizaram a intenção de integrar rapidamente a aliança militar do Ocidente após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Fonte: g1