/PL deve retirar candidato ao governo de MG para viabilizar aliança entre Bolsonaro e Zema

PL deve retirar candidato ao governo de MG para viabilizar aliança entre Bolsonaro e Zema

O PL, partido do presidente da República, deve retirar o seu candidato ao governo de Minas Gerais, o senador Carlos Vianna (PL-MG), para fechar uma aliança entre Bolsonaro e o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), que disputa a reeleição.

As negociações avançaram nos últimos dias e visa fortalecer o nome do presidente no segundo colégio eleitoral do país.

Carlos Vianna havia sido lançado pelo PL para dar um palanque a Bolsonaro em Minas Gerais, depois que o governador Romeu Zema chegou a sinalizar que não iria apoiar o presidente no estado e que buscaria até atrair votos de petistas.

Só que o cenário político em Minas mudou depois que o ex-presidente Lula fechou uma aliança formal com o candidato do PSD ao governo do Estado, Alexandre Kalil.

Na quinta-feira (26), durante posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Bolsonaro fez questão de levantar o braço de Zema, candidato à reeleição, e dizer: “em time que está ganhando não se mexe”, apoiando oficialmente, perante empresários, a candidatura do governador para mais um mandato.

Bolsonaro e Zema já foram aliados, se distanciaram, mas, nas últimas semanas, começaram um processo de reaproximação.

Segundo apurou o blog, as negociações passam pela retirada da candidatura do senador Carlos Vianna, que não compareceu à cerimônia na Fiemg.

Além do presidente, também estiveram presentes o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, numa demonstração da importância do Estado na eleição presidencial.

O Novo tem um candidato à Presidência da República, Luiz Felipe D’Ávila, mas em Minas as negociações apontam para que Zema apoie oficialmente Bolsonaro para garantir a sua reeleição.

Fonte: g1