/Precisamos de ações de busca ativa para reverter evasão escolar, diz pedagoga

Precisamos de ações de busca ativa para reverter evasão escolar, diz pedagoga

Dados do Censo Escolar apontaram o impacto da pandemia de Covid-19 na educação básica. A taxa de abandono, por exemplo, mais do que dobrou em 2021 em comparação com 2020.

Em entrevista à CNN Rádio, a pedagoga e especialista em psicologia da educação, Anna Helena Altenfelder, afirmou que o importante é ter em mente que “há o que ser feito” neste momento.

“É possível termos ações que possam caminhar na direção da superação dos desafios. Temos medidas de curto, médio e longo prazo, e todas elas precisam ser consideradas”, disse.

Na avaliação da especialista, no curto prazo, “é preciso trazer esses jovens que estão fora da escola, com busca ativa, e já temos tecnologia para isso.”

“Também é necessário envolvimento das famílias e da comunidade. Colegas podem participar desse processo indo buscar aqueles que estão longe das escolas”, completou.

Concluída essa primeira parte, é preciso que os alunos “tenham espaço para falar sobre suas questões, inseguranças, vivência de perdas, com troca de experiências” e, dessa forma, permaneçam na escola.

“Depois, é necessário um diagnóstico de aprendizagem e priorização para que atividades de recomposição sejam feitas, com estratégias com protagonismo, envolvimento, e participação desses jovens.”

Anna Helena também defendeu que a conectividade de internet – que isolou alunos durante a pandemia e contribuiu para os danos educacionais – tanto para estudantes, quanto para as escolas, seja ampliada.

Fonte: CNN Brasil