/Processo de adesão da Finlândia à Otan seria tranquilo e rápido, diz Stoltenberg

Processo de adesão da Finlândia à Otan seria tranquilo e rápido, diz Stoltenberg

Bandeira da Finlândia em Helsinque03/05/2017 REUTERS/Ints Kalnins

Desde a invasão russa da Ucrânia, Finlândia e Suécia estão considerando a possibilidade de solicitar a adesão à aliança

A adesão da Finlândia à Otan fortaleceria tanto a aliança militar ocidental quanto a Finlândia, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta quinta-feira (12). “Se a Finlândia decidir se candidatar, eles serão calorosamente recebidos na Otan, e o processo de adesão será tranquilo e rápido”, disse Stoltenberg depois que a Finlândia anunciou que se inscreveria para ingressar na Otan “sem demora”.

“A Finlândia é um dos parceiros mais próximos da Otan, uma democracia madura, um membro da União Europeia e um importante contribuinte para a segurança euro-atlântica”, completou.

Guerra mudou cenário Desde a invasão russa da Ucrânia, Finlândia e Suécia estão considerando a possibilidade de solicitar a adesão à aliança, o que marcaria uma importante mudança política para a região nórdica. O presidente finlandês Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin disseram, em uma declaração conjunta, esperar que “as medidas nacionais ainda necessárias para tomar esta decisão sejam tomadas rapidamente dentro dos próximos dias”. Na Suécia, o parlamento está realizando uma revisão da política de segurança, incluindo os prós e os contras da adesão à aliança, com os resultados previstos para sexta-feira.

Já há uma maioria no parlamento em apoio à adesão à Otan. Paralelamente, o partido social-democrata no poder decidirá no domingo se deve abandonar a oposição de longa data à adesão à Otan. Se a Finlândia tentar, é provável que a Suécia faça o mesmo, pois não gostaria de ser o único país nórdico fora da aliança. Outros países nórdicos – Noruega, Dinamarca e Islândia – aderiram ao pacto como membros fundadores. Várias pesquisas recentes sugerem uma maioria de suecos a favor — algo nunca visto antes da invasão da Rússia. A Finlândia e a Suécia gostariam de ter algumas garantias de que os países membros da Otan os defenderiam enquanto qualquer pedido fosse processado e até que se tornassem membros plenos. A ratificação pode levar um ano, dizem os diplomatas da Otan, pois os parlamentos de todos os 30 países-membro precisam aprovar novos membros.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/