/STF lança hoje (16) ferramenta de Inteligência Artificial para classificar ações conforme ODS da Agenda 2030

STF lança hoje (16) ferramenta de Inteligência Artificial para classificar ações conforme ODS da Agenda 2030

A RAFA 2030 (Redes Artificiais Focadas na Agenda 2030) utiliza redes neurais com comparação semântica.

O Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta hoje (16), às 16h, a ferramenta tecnológica desenvolvida para permitir a classificação de processos na Corte de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento “Conheça a RAFA: inteligência artificial do STF aplicada à Agenda 2030 da ONU” será transmitido ao vivo pelo canal do STF no YouTube.

No site especial sobre a Agenda 2030, é possível conferir detalhes sobre esse plano global, bem como conhecer os 17 ODS estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em 2015, na cidade de Nova York.

O evento será aberto pelo secretário-geral da Presidência do Supremo, Pedro Felipe de Oliveira Santos, que coordena o grupo de trabalho da Agenda 2030 no STF. Em seguida, a coordenadora de Jurisprudência, Aline Dourado, e o supervisor do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), Júlio Luz Sisson de Castro, falarão sobre o tema “RAFA sob a visão negocial”.

A apresentação da ferramenta será feita pela coordenadora do Escritório de Gestão da Estratégia do STF, Pamella Edokawa, e pelo assessor da Secretaria de Gestão Estratégica, Euler Rodrigues de Alencar.

Walmes Zeviani, professor da Universidade Federal do Paraná, abordará a importância do uso de inteligência artificial (IA). Por fim, Maria Teresa Uille Gomes, procuradora de Justiça do Paraná, tratará da IA e a Agenda 2030 da ONU.

Fonte: STF