/STF lança hoje (16) ferramenta de Inteligência Artificial para classificar ações conforme ODS da Agenda 2030
Foto: Reprodução/Internet

STF lança hoje (16) ferramenta de Inteligência Artificial para classificar ações conforme ODS da Agenda 2030

A RAFA 2030 (Redes Artificiais Focadas na Agenda 2030) utiliza redes neurais com comparação semântica.

O Supremo Tribunal Federal (STF) apresenta hoje (16), às 16h, a ferramenta tecnológica desenvolvida para permitir a classificação de processos na Corte de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento “Conheça a RAFA: inteligência artificial do STF aplicada à Agenda 2030 da ONU” será transmitido ao vivo pelo canal do STF no YouTube.

No site especial sobre a Agenda 2030, é possível conferir detalhes sobre esse plano global, bem como conhecer os 17 ODS estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em 2015, na cidade de Nova York.

O evento será aberto pelo secretário-geral da Presidência do Supremo, Pedro Felipe de Oliveira Santos, que coordena o grupo de trabalho da Agenda 2030 no STF. Em seguida, a coordenadora de Jurisprudência, Aline Dourado, e o supervisor do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), Júlio Luz Sisson de Castro, falarão sobre o tema “RAFA sob a visão negocial”.

A apresentação da ferramenta será feita pela coordenadora do Escritório de Gestão da Estratégia do STF, Pamella Edokawa, e pelo assessor da Secretaria de Gestão Estratégica, Euler Rodrigues de Alencar.

Walmes Zeviani, professor da Universidade Federal do Paraná, abordará a importância do uso de inteligência artificial (IA). Por fim, Maria Teresa Uille Gomes, procuradora de Justiça do Paraná, tratará da IA e a Agenda 2030 da ONU.

Fonte: STF