/Waack: ‘Supercanhão’ americano ajuda Ucrânia a segurar os russos

Waack: ‘Supercanhão’ americano ajuda Ucrânia a segurar os russos

A chegada de uma peça de artilharia norte-americana ao Leste Europeu tem ajudado a Ucrânia a retardar o avanço das tropas russas pelo seu território. Trata-se do canhão M-777 Howitzer, um equipamento que tem capacidade para acertar, com precisão, alvos a uma distância superior a 30 quilômetros.

Com um calibre de 155 milímetros, essa é a peça de artilharia mais poderosa em combate no momento. E, pela primeira vez, a célebre artilharia da Rússia, que é tida como a mais poderosa do mundo, está enfrentando um duelo de igual para igual.

O M-777 dispara munição guiada. Ou seja, não é simplesmente um projétil que é arremessado a uma distância. A alta precisão ocorre porque há um sistema de orientação de tiro digital.

E, mesmo pesando mais de quatro toneladas, o ‘supercanhão’ é considerado como uma peça leve, já que pode ser manobrado rapidamente. A capacidade de disparos também é alta: até cinco vezes por minuto.

Os ucranianos atribuem ao M-777 grande parte das perdas impostas aos russos, como carros blindados alvejados a mais de 20 quilômetros de distância. E isso está retardando a ofensiva da Rússia.

Fonte: CNN Brasil