/Alertas de chuvas são emitido para Alagoas

Alertas de chuvas são emitido para Alagoas

Nesta quarta-feira (29), e com validade até às 10h de quinta-feira (30). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas de chuvas fortes para Alagoas, sendo laranja e amarelo.

Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, assim como transbordamentos de rios e prevê aproximadamente 100 mm de chuva por dia no litoral alagoano.

O alerta laranja mostra o grau de severidade do aviso de “perigo” – o segundo de uma escala que começa em “perigo potencial” e termina em “grande perigo, e se faz necessário alguns cuidados a serem tomados pelas famílias que moram perto de áreas de riscos.

O Alerta Laranja são para 32 cidades e que estão sob alerta são: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Campestre, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Flexeiras, Jacuípe, Japaratinga, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Messias, Murici, Novo Lino, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Porto Calvo, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos.

Já o Alerta Amarelo, de perigo potencial, é válido para as regiões Agreste e Leste de Alagoas. A previsão de cerca de 50 mm de chuva por dia. O risco de alagamentos e pequenos deslizamentos é baixo, segundo o Inmet.

O alerta é válido para os seguintes municípios: Anadia, Atalaia, Boca da Mata, Branquinha, Cajueiro, Campo Alegre, Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Feliz Deserto, Flexeiras, Ibateguara, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maribondo, Mar Vermelho, Murici, Novo Lino, Penedo, Pilar, Pindoba, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Miguel dos Campos, Tanque d’Arca, Taquarana, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

Caso os moradores necessitem de ajuda em uma situação de risco eles podem acionar a Defesa Civil através do telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Por redação ANH

Foto: Inmet