/Biden: decisão sobre suspensão de imposto federal da gasolina pode sair nesta semana

Biden: decisão sobre suspensão de imposto federal da gasolina pode sair nesta semana

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (20) que uma decisão sobre a suspensão de um imposto federal sobre a gasolina pode ser tomada até o final desta semana.

Falando um dia depois de a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, afirmar que Biden estava avaliando uma suspensão temporária do imposto, o presidente disse a repórteres: “Sim, estou considerando isso. Espero ter uma decisão baseada em dados que estou avaliando até o final da semana”.

O presidente também disse que queria mais respostas sobre por que as empresas de energia não estavam refinando mais petróleo.

Granholm disse no domingo que o presidente estava avaliando uma suspensão no imposto federal sobre a gasolina para fazer baixar os preços do insumo.

A possível medida vem sendo estudada no momento em que os Estados Unidos lutam para combater o aumento dos preços da gasolina e a inflação, que está no seu ponto mais alto em 40 anos.

A suspensão do imposto federal sobre a gasolina está entre várias opções que estão sendo consideradas pelo governo Biden para controlar a inflação e o aumento dos preços da gasolina.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse no domingo que algumas tarifas sobre a China herdadas da administração do ex-presidente Donald Trump não tinham “nenhum propósito estratégico”, e acrescentou que Biden estava considerando removê-las também como uma forma de reduzir a inflação.

O presidente norte-americano reiterou ainda que acredita que uma recessão nos EUA não é inevitável, acrescentando que havia falado com o ex-secretário do Tesouro Lawrence Summers, que disse à NBC News no domingo que esperava uma recessão.

Fonte: CNN Brasil