/Campanha de Trump organizou esquema de eleitores falsos na Geórgia

Campanha de Trump organizou esquema de eleitores falsos na Geórgia

A campanha de Donald Trump orientou, por meio de um e-mail, um grupo de republicanos da Geórgia a se reunir em segredo e ocultar os objetivos do encontro. A mensagem eletrônica foi obtida por promotores federais durante uma recente investigação sobre os esforços do ex-presidente para derrubar os resultados da eleição presidencial de 2020 em vários estados decisivos para a vitória.

A obtenção do e-mail faz parte da intensificação da diligências do Departamento de Justiça, focadas nas interações da campanha de Trump com os chamados “eleitores falsos” em estados que Trump perdeu para o democrata Joe Biden. O órgão analisa se o esquema pode ser considerado um crime.

O e-mail da Geórgia não havia sido divulgado publicamente até agora. Ele foi enviado por Robert Sinners, líder de operações da campanha no dia da eleição na Georgia, em 13 de dezembro de 2020, 18 horas antes do grupo de eleitores suplentes se reunir no Capitólio do Estado da Geórgia, de acordo com interlocutores.

“Devo pedir sua total discrição neste processo”, escreveu Sinners. “Seus deveres são imperativos para garantir o resultado final – uma vitória para o presidente Trump na Georgia – mas serão prejudicados a menos que tenhamos total sigilo e discrição”.

O escritório do promotor público do condado de Fulton, na Geórgia, que estabeleceu seu próprio júri para investigar as tentativas de Trump de anular os resultados do pleito no estado, e o comitê seleto da Câmara dos EUA também obtiveram, em 6 de janeiro, cópias do e-mail, segundo fontes ouvidas pela CNN.

O e-mail ressalta o papel da campanha de Trump na criação de documentos eleitorais falsos como forma de derrubar a provável vitória de Biden na Georgia. Como a CNN informou anteriormente, os funcionários responsáveis pela reeleição de Trump supervisionaram os esforços para apresentar eleitores falsos em sete estados decisivos que Trump perdeu.

Na mensagem eletrônica, Sinners também disse aos eleitores de Trump que orientassem mal os seguranças quando chegassem Colégio Eleitoral. A recomendação era que eles falassem aos guardas que estavam participando de uma reunião com dois senadores estaduais, Brandon Beach e Burt Jones.

“Por favor, em nenhum momento vocês devem mencionar qualquer coisa relacionada com eleitores presidenciais ou falar com a mídia”, escreveu Sinners.

O Washington Post também informou sobre o e-mail na segunda-feira (6).

Um interlocutor da campanha explicou que o sigilo era necessário devido ao acesso restrito à sede durante a pandemia de coronavírus e o tumulto político pós-eleitoral. A necessidade de se reunir no escritório do governo era primordial para tornar a lista dos falsos eleitores potencialmente viável sob a lei se a vitória de Biden fosse posta em dúvida, afirmou a fonte.

A campanha de Trump e o Partido Republicano da Geórgia não responderam aos pedidos de comentários esta semana.

Elie Honig, analista jurídico sênior da CNN e ex-procurador federal, observou que o e-mail poderia se tornar parte de uma investigação de conspiração porque poderia mostrar que o esquema foi além de uma conversa fiada e, ao invés disso, envolveu a campanha dando orientações específicas aos eleitores. Ele também ressaltou o significado de pedir aos eleitores que ocultem suas ações.

“Um promotor argumentaria com um júri: ‘Por que o segredo? O que eles estavam escondendo?’”, disse Honig.

Investigação federal cresce
Nas últimas semanas, cresceram em seriedade as investigações criminais federal sobre eleitores na Geórgia e em pelo menos outro estado.

Um grande júri federal intimou documentos e o FBI entrevistou, no mês passado, testemunhas a cerca dos votantes de Trump e as campanhas, buscando detalhes sobre a assinatura e envio de documentos eleitorais oficiais e o planejamento que reuniu as chapas. As intimações pediram às testemunhas comunicações com os eleitores do republicano, bem como com os principais funcionários da campanha.

As intimações representam uma enxurrada de atividades investigativas do Departamento de Justiça nas últimas semanas para levar a extensa investigação – a maior da história do Departamento de Justiça, para além dos manifestantes que saquearam o Capitólio em 6 de janeiro – e para examinar o papel de pessoas que trabalharam na política organizando em torno de Trump.

A escalada da investigação ocorre enquanto funcionários do Departamento de Justiça observam o avanço do calendário, com as eleições de meio de mandato marcadas para a menos de seis meses. Os altos funcionários da Justiça estão cientes de que, no final deste verão, as atividades investigativas abertas, como a emissão de intimações, podem ser suspensas. As diretrizes do departamento tradicionalmente exigem que os promotores evitem interferir em uma eleição iminente.

Reunião, no entanto, não era secreta
Não está claro se os indivíduos que receberam as instruções de Sinners leram a mensagem ou seguiram os pedidos de sigilo, disse um interlocutor à CNN.

Em Wisconsin – outro estado onde Trump apresentou eleitores falsos após sua derrota – os votantes também se reuniram em segredo. Um eleitor de Trump em Wisconsin disse que o sigilo era por razões de segurança, embora o Partido Republicano de Wisconsin contestasse que as reuniões fossem secretas.

Sinners disse à CNN nesta semana que no final de 2020 estava trabalhando sob a direção dos advogados de campanha de Trump e do presidente do Partido Republicano da Geórgia, David Shafer, que era eleitor. “Fui avisado por advogados que isso era necessário para preservar a longevidade do desafio legal pendente”, disse.

“Após a recusa do ex-presidente em aceitar os resultados da eleição e permitir uma transição pacífica de poder, minhas opiniões sobre este assunto mudaram significativamente de onde estavam em 13 de dezembro”, acrescentou Sinners.

Ele agora trabalha no escritório do secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger, que resistiu à pressão de Trump após a eleição.

O advogado de Shafer disse à CNN que seu cliente não tentou manter as coisas em segredo.

“Nenhuma dessas comunicações, nem seu testemunho, sugere que o Sr. Shafer solicitou ou desejou a confidencialidade em torno dos eleitores provisórios”, disse o advogado Robert Driscoll. “Muito pelo contrário, o presidente Shafer convidou câmeras de notícias de TV para o processo, e ambos emitiram uma declaração e deram uma entrevista na televisão imediatamente depois.”

Beach e Jones, com quem os eleitores deveriam se reunir, também não responderam aos pedidos de comentários.

Nenhum dos funcionários do estado foi convocado para ser um eleitor suplente, mas Jones entrou como um quando um dos eleitores de Trump desistiu no dia da reunião, conforme consta documentação dos apoiadores de Trump divulgada pelo governo federal.

A reunião dos eleitores, em última análise, não ocorreu sob tal manto de sigilo. Pelo menos um meio de comunicação local capturou o vídeo dos eleitores votando em Trump. O presidente do Partido Republicano da Geórgia, David Shafer, também foi entrevistado na época explicando que o grupo queria fornecer uma lista alternativa caso Trump fosse bem-sucedido em qualquer um de seus desafios judiciais.

Ele não foi.

Fonte: CNN Brasil