/Casal alerta que chuvas podem afetar qualidade ou provocar falta d’água, em cidades de Alagoas

Casal alerta que chuvas podem afetar qualidade ou provocar falta d’água, em cidades de Alagoas

Para garantir a qualidade do produto entregue aos consumidores, sistema opera de forma reduzida, podendo provocar redução ou interrupção do abastecimento.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) alertou nesta quarta-feira (15) que a qualidade da água distribuída para as residências pode ser afetada pelas chuvas que atingem o estado. Para manter uma qualidade aceitável, o fornecimento de água já acontece de forma reduzida em algumas regiões.

Para manter os padrões da água potável, o sistema de capacitação só volta a funcionar horas depois da chuva, quando os mananciais voltam à sua tonalidade normal. Por essa razão a água pode faltar em alguns momentos, pois, como não houve a captação, não há a distribuição de água.

O problema é causado porque as chuvas levam para os mananciais (lagoas, barragens, rios, riachos e nascentes) sedimento e lama, que mudam a condição natural deles, ou seja, aumenta o nível de turbidez, o que deixa a água barrenta. Nessa situação, o sistema de captação precisa ser paralisado.

A Casal diz que reforçou o monitoramento dos mananciais para averiguar o melhor momento para captar a água e explicou que o sistema de captação pode atuar parcialmente, para evitar a paralisação total do serviço.

Em alguns casos, segundo a Casal, a água pode ser distribuída amarelada, mas que mesmo com a cor diferente, a qualidade da água se mantém nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Por redação ANH