/Chefe da OMC vê caminho difícil para acordos comerciais em reunião global

Chefe da OMC vê caminho difícil para acordos comerciais em reunião global

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, expressou um otimismo cauteloso neste domingo (12) de que mais de 100 ministros do Comércio reunidos em Genebra, na Suíça, alcançarão um ou dois acordos globais nesta semana, mas alertou que o caminho será turbulento e com obstáculos.

A diretora-geral disse que o mundo mudou desde a última conferência de ministros da OMC, há quase cinco anos. “Eu queria poder dizer que para melhor. Certamente se tornou mais complicado”, disse ela em coletiva de imprensa antes da reunião de 12 a 15 de junho, listando a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e as amplas crises de alimentos e energia como partes de uma “policrise”.

Em discurso a ministros na abertura da conferência, a chefe da OMC pediu a ministros que “mostrem ao mundo que a OMC pode” assumir suas responsabilidades e alcançar acordos sobre temas como redução de subsídios à pesca, ampliação do acesso a vacinas contra Covid-19, segurança alimentar e definição de um rumo para a reforma da própria OMC.

“O que resta a ser decidido requer vontade política –e eu sei que vocês têm– para nos levar até a linha de chegada”, disse ela, alertando que será um desafio.

Antes do início da conferência ministerial neste domingo, ela afirmou em entrevista coletiva que “mesmo chegando a um ou dois, não será um caminho fácil”.

“A estrada será acidentada e cheia de pedras. Pode haver uma mina terrestre ao longo do caminho”, disse.

Fonte: CNN Brasil