/“Clima é de desconfiança”, diz especialista sobre reunião entre Bolsonaro e Biden

“Clima é de desconfiança”, diz especialista sobre reunião entre Bolsonaro e Biden

Em entrevista à FAAP, a coordenadora do curso de relações internacionais da FAAP, Fernanda Magnotta, afirmou que o clima é de “desconfiança” para o encontro entre os presidentes Jair Bolsonaro e Joe Biden, que deve acontecer na próxima quinta-feira (5), durante a Cúpula das Américas.

Segundo ela, apesar disso, o tom deve ser diplomático.

“O clima nos bastidores é de alguma desconfiança, de briefings que dão conta de ruídos entre os dois países. Mas a expectativa é que o encontro seja marcado por um tom diplomático e que ele tente endereçar questões do interesse bilateral.”

Fernanda Magnotta afirma que os presidentes não devem conversar sobre temas sensíveis, como eleições e a relação com a Rússia. Bolsonaro levantou suspeitas sobre o resultado da disputa presidencial americana em 2020, dizendo que houve fraude.

“No campo das diferenças, daquilo que eles provavelmente evitarão falar, nós temos meio ambiente, democracia, a questão das eleições, e a relação com a Rússia. Como nós sabemos, é também um ponto de tensão entre essas duas lideranças.”

Para Magnotta, Biden deve manter o Brasil em “banho maria”, enquanto aguarda o resultado do pleito deste ano.

“O governo americano tem tido bastante cuidado no trato com o Brasil. Essa é a tendência em anos de eleição. Eu aposto também em uma relação de relativo ‘banho maria’, já que, até o fim do ano, o governo [Biden] vai esperar para saber qual é o futuro da relação bilateral após as eleições brasileiras.”

Fonte: cnnbrasil.com.br