/Espanha combate incêndios florestais provocados por onda extrema e incomum de calor

Espanha combate incêndios florestais provocados por onda extrema e incomum de calor

Bombeiros continuam tentando controlar vários incêndios na Espanha neste domingo (19), enquanto a onda de calor extrema e incomum começa a diminuir. Na França, as altas temperaturas se concentram no oeste do país, após um pico de altas temperaturas na véspera.

O maior desses incêndios florestais já destruiu mais de 25 mil hectares na Sierra de la Culebra, uma serra da região de Castela e Leão, perto da fronteira com Portugal, segundo as autoridades regionais.

O fogo, que começou na quarta-feira durante o tempo chuvoso e seco, obrigou as autoridades a esvaziar 14 vilarejos, com várias centenas de habitantes.

Os moradores foram autorizados a regressar no domingo de manhã, devido à melhoria da situação.

Várias estradas foram desbloqueadas e uma ligação ferroviária de alta velocidade entre Madrid e a região noroeste da Galiza, que foi fechada no sábado devido aos incêndios, também foi reaberta, acrescentaram as autoridades.

Em outras partes do país, incêndios florestais menores também ocorreram na região da Catalunha (noroeste) e na região de Navarra (norte), uma das poucas regiões da Espanha onde as temperaturas permaneceram excepcionalmente altas no domingo.

Fonte: G1