/Estados Unidos vão fornecer US$ 1 bilhão para segurança da Ucrânia

Estados Unidos vão fornecer US$ 1 bilhão para segurança da Ucrânia

Os Estados Unidos fornecerão um bilhão de dólares adicionais em assistência de segurança à Ucrânia para seus esforços no leste de Donbass, o foco recente da invasão da Rússia, disse o presidente Joe Biden a seu colega ucraniano durante uma ligação nesta quarta-feira (15).

Os apoios incluem “armas adicionais de artilharia e defesa costeira, bem como munição para a artilharia e sistemas avançados de foguetes”, disse Biden em comunicado da Casa Branca, após uma ligação com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Na segunda-feira (13), durante um discurso, Zelensky disse que “a batalha pela região de Donbass, no leste da Ucrânia, certamente ficará na história militar como uma das batalhas mais brutais na Europa e para a Europa”.

A declaração ocorreu após oficiais militares ucranianos dizerem no início daquele dia que suas tropas foram afastadas do centro da cidade de Severodonetsk, que junto com sua cidade gêmea Lysychansk, está no centro da batalha atual pelo que ainda está sob controle ucraniano na região de Luhansk, em Donbass oriental.

Do lado da Rússia, o Kremlin disse nesta quarta-feira que a comunicação permanece “essencial” nas relações com os Estados Unidos. “A comunicação é essencial, no futuro ainda teremos que nos comunicar”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres em uma teleconferência, quando questionado sobre o estado das relações entre os dois países.

Fonte: CNN Brasil