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Estudantes com deficiência têm maior risco de evasão escolar, aponta estudo

Em dois anos de pandemia, um em cada dez estudantes com deficiência não tiveram nenhuma aula com recursos de acessibilidade. É o que aponta estudo elaborado pela Plano CDE, com base em dados da pesquisa Datafolha.

Além disso, 29% deles sequer receberam ou raramente obtiveram materiais pedagógicos.

A maioria dos responsáveis – um equivalente a 59% – declarou que alunos nunca ou raramente receberam o Atendimento Especializado Educacional (AEE). Esse panorama coloca os estudantes em maior risco de evasão escolar.

A pesquisa, feita a pedido feita a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento e com apoio do Instituto Rodrigo Mendes, evidencia que esses alunos tiveram mais dificuldade para retornar à escola em relação aos colegas sem deficiência.

“A pandemia alterou a educação com a gente conhecia para todas as pessoas, antes as principais barreiras eram arquitetônicas, como rampa, elevador e banheiros acessíveis, mas nas aulas remotas as principais barreiras se tornaram comunicacionais”, disse a coordenadora de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes, Luiza Corrêa.

À CNN Rádio, no CNN Educação, ela exemplificou: “Alunos não tinham a acessibilidade necessária para ter as aulas, como lições em vídeo, sem legenda ou janela de libras, são impossíveis para crianças surdas.”

Para Luiza, o importante neste retorno é a “comunicação ativa das diretorias de ensino, gestões pedagógicas e professores com estudantes e suas famílias.”

“São eles que vão apontar quais são as dificuldades, as escolas são obrigadas por lei a oferecer apoio a quem necessita, o diálogo é essencial.”

Fonte: CNN Brasil