/Fachin se reúne com representante do Telegram no TSE

Fachin se reúne com representante do Telegram no TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, se reúne no fim da tarde desta segunda-feira (7), com um representante do Telegram no país. O encontro será realizado no próprio TSE às 17h30.

Segundo a agenda de Fachin, trata-se de uma “visita institucional” do representante ao presidente do TSE.

O aplicativo de mensagens foi o último a firmar um acordo com a Justiça Eleitoral brasileira, após uma série de tentativas realizadas no ano passado e no início deste ano.

As tratativas só avançaram após o ministro Alexandre de Moraes determinar a suspensão do aplicativo, em março deste ano. À época, Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal motivado pelo descumprimento de várias decisões judiciais pelo Telegram.

O fundador do Telegram, o russo Pavel Durov, disse, então, que um problema com e-mails teria inviabilizado o contato da plataforma com o STF. Representantes do aplicativo, então, abriram diálogo tanto com o STF, quanto com o TSE.

Em maio deste ano, a plataforma oficializou o acordo de colaboração mútua para enfrentamento da desinformação. Foi o primeiro acordo do Telegram com um órgão eleitoral no mundo envolvendo cooperação e ações concretas.

De acordo com o documento, que deve vigorar até 31 de dezembro de 2022, a parceria envolve a criação de um canal oficial do TSE na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições, suporte da equipe técnica do Telegram para o desenvolvimento de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições, bem como o desenvolvimento de uma nova funcionalidade na plataforma para marcação de conteúdos que contenham informações falsas.

Fonte: maceio.al.gov.br

Foto: REUTERS/Adriano Machado