/Lula volta a criticar privatizações no Nordeste

Lula volta a criticar privatizações no Nordeste

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT nas eleições deste ano, voltou a criticar as privatizações nesta quinta-feira (16). “Aqueles empresários que estão comprando as empresas públicas a preço de banana se preparem que vou chamá-los pra conversar sobre a questão da privatização”, disse o petista durante discurso em ato na Arena das Dunas, em Natal.

A Eletrobras foi privatizada com a capitalização das ações da empresa. Com isso, ela não tem mais um controlador definido.

Os ministros da Economia e das Minas e Energia, Paulo Guedes e Adolfo Sachsida, são favoráveis à privatização da Petrobras, mas não há prazo definido para a venda da empresa.

Lula atribuiu as altas nos preços dos combustíveis à política de paridade adotada pela Petrobras, que faz com que os valores sejam atrelados às cotações internacionais.

“Vamos voltar a abrasileirar os preços da gasolina, do óleo diesel e do gás desse país”, afirmou o pré-candidato.

Ele disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta, porém, culpar os governadores pela alta dos preços em razão do ICMS, imposto estadual. “O ICMS é alto mesmo, é preciso baixar. Mas não pode jogar culpa que a gasolina subiu por causa do ICMS.”

Fonte: CNN Brasil