/Ministra do TSE nega ação do PL contra Lula por suposta campanha em ato do PSOL

Ministra do TSE nega ação do PL contra Lula por suposta campanha em ato do PSOL

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, negou, nesta segunda-feira (20), uma ação apresentada pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, contra o PT por causa de uma suposta propaganda antecipada que teria sido feita em favor da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

A ação do PL diz respeito a um evento organizado pelo PSOL em que teria sido feita campanha antecipada a favor de Lula.

A ministra negou a ação por questões processuais, justamente pela ação do PL ter sido apresentada contra o diretório nacional do PT, e não o do PSOL ou o próprio pré-candidato.

“Na espécie, no entanto, o Partido Liberal, como dito, não indicou, para compor o polo passivo da presente demanda, nem os eventuais responsáveis pelos atos que ele próprio questionou e nem mesmo o pré-candidato supostamente beneficiário, limitando-se a apontar, como representado, apenas o Partido dos Trabalhadores – PT, que não foi o organizador do evento alegadamente irregular e que não teve qualquer participação na narrativa fática construída na petição inicial, não se enquadrando, portanto, nem como responsável e nem mesmo como beneficiário das supostas irregularidades descritas pelo autor”, justificou a ministra.

Para o PL, apesar de a reunião do PSOL ter sido feita em um “ambiente fechado, típico de reunião partidária”, o “ato foi transmitido pela internet e o vídeo encontra-se à disposição dos usuários da rede mundial de computadores”.

No entanto, Bucchianeri justificou que “toda a narrativa do autor [PL], como dito, gira em torno de supostas irregularidades protagonizadas em evento realizado pelo PSOL (imagens do telão, falas dos presentes, cânticos ali entoados), em favorecimento do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que transmitiu o evento em seu canal no Youtube”.

“Estranhamente, no entanto, o autor indicou, como representado, o Partido dos Trabalhadores – PT, agremiação completamente alheia à narrativa por si desenvolvida”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que o PL apresenta uma ação com um erro na parte acusada. No início do ano, o partido acionou o TSE contra manifestações políticas que foram realizadas durante o festival de música Lollapalooza. Na petição, porém, o PL incluiu as empresas erradas.

Inicialmente, a legenda incluiu na representação as empresas Lollapalooza Brasil Serviços de Internet Ltda e Latin Investment Solutions Participações Ltda. Após identificar o erro, o partido apresentou uma correção ao TSE do CNPJ da empresa responsável pelo festival, a T4F Entretenimento.

Fonte: CNN Brasil