/Nunes Marques pode levar processos de parlamentares à Segunda Turma, caso haja recursos

Nunes Marques pode levar processos de parlamentares à Segunda Turma, caso haja recursos

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, tem sinalizado a interlocutores que pode levar ao Plenário ou à Segunda Turma, caso haja recurso, as decisões que derrubaram as cassações determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral de dois parlamentares.

Ministros do STF ouvidos em reservado pela CNN dizem que “poderia ter havido uma decisão colegiada para evitar mais tensionamentos entre os Poderes”.

Nunes Marques também é ministro do TSE. Por lá, segundo fontes do tribunal, há um desconforto institucional porque a Corte queria passar uma mensagem de unidade contra a fake news nessas eleições, os ministros esperavam que o Kassio ficasse ao lado deles e ele não ficou.

Na tarde de quinta-feira (2), o ministro devolveu o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR), cassado pelo TSE em outubro de 2021. O parlamentar foi o primeiro a ser punido por compartilhar informações falsas sobre o processo eleitoral no país.

Mais tarde, outra decisão de Nunes Marques favoreceu o deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE) e revogou parte da condenação por abuso de poder econômico determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e mantida pelo TSE em março deste ano.

Fonte: CNN Brasil