/Para eliminar riscos do Aedes aegypti em Maceió, donos de terrenos são notificados

Para eliminar riscos do Aedes aegypti em Maceió, donos de terrenos são notificados

Com ações permanentes de combate à proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde mantém um olhar atento, principalmente, sobre os terrenos baldios espalhados por todas as áreas da cidade.

Só este ano, 43 imóveis desse tipo já foram notificados e seus proprietários chamados à responsabilidade para a eliminar os riscos que eles representam em situação de abandono.

O trabalho é realizado pela Gerência de Controle das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, que, através das equipes de agentes de endemias, já identificou, nos oito Distritos Sanitários de Maceió, um total de 22 mil terrenos que podem trazer riscos à população. Desses, 2.365 já vêm sendo monitorados de forma contínua pelo município.

Quando o proprietário não é encontrado, o auto de infração é publicado no Diário Oficial do Município, e também utilizado para a abertura do processo administrativo, mas, nesse caso, o prazo para apresentação de defesa e adequações concedido ao mesmo é de 30 dias.

É importante lembrar que qualquer pessoa que estiver incomodada com um terreno em condições de abandono, gerando riscos de proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, pode fazer uma denúncia através do disque dengue (82 3312-5495). O número serve também para receber orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito.

Por redação ANH

Foto: Ascom SMS