/Por negligência em morte de bebê, conselho tutelar deve denunciar mãe e unidade de saúde

Por negligência em morte de bebê, conselho tutelar deve denunciar mãe e unidade de saúde

O Conselho Tutelar da 2ª Região de Arapiraca deve denunciar por negligência a mãe e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pelo atendimento do bebê de três meses, que foi encontrado morto, no bairro Canafístula, no mesmo município, na última quinta-feira (23).

A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (24).De acordo com representantes do Conselho Tutelar, o bebê que tem uma irmã gêmea internada com os mesmos sinais de desnutrição era prematuro e necessitava de cuidados especiais desde o nascimento. Segundo o órgão, a mãe das crianças sabia das condições dos filhos e procurou atendimento médico tardio diante do estado grave de saúde apresentado pelas crianças.

O órgão protetor indicou que a Unidade Básica de Saúde (UBS), que prestou atendimento ao bebê, também deve ser denunciado porque, segundo o conselho, no dia anterior à morte da criança, a mãe do bebê procurou atendimento médico na unidade e na UBS não possuía pediatra de plantão.

O Conselho Tutelar também informou que aguarda o laudo da Polícia Civil de Alagoas, que deve apontar as causas da morte, para acionar o Ministério Público de Alagoas e cobrar punições aos responsáveis.

Por redação ANH

Foto: Josival Meneses