/Protestos em Londres e nos EUA cobram respostas pelo desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira

Protestos em Londres e nos EUA cobram respostas pelo desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira

Manifestações em Londres, no Reino Unido, e em Los Angeles, nos Estados Unidos, cobraram respostas sobre o desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo Pereira no Vale do Javari, no Amazonas.

Em Londres, amigos e familiares do jornalista britânico Dom Phillips realizaram nesta quinta-feira (9) um ato na frente da Embaixada do Brasil na capital inglesa. Segurando cartazes com imagens dos desaparecidos e rosas vermelhas, o grupo pediu que o governo acelere as buscas pelos dois.

Dom Phillips, jornalista experiente que vive no Brasil há 15 anos e escreve para publicações como “The Guardian” e “Washington Post”, e Bruno Pereira, servidor de carreira da Fundação Nacional do Índio (Funai) e reconhecidamente defensor das causas indígenas, desapareceram na manhã de domingo (5) quando faziam, de barco, um trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas.

No ato de Londres, representantes do Greenpeace, que organizaram o protesto, questionaram a lentidão das buscas e pediram mais recursos, como helicópteros. A Marinha, que realiza as buscas junto do Exército e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, afirmou ter enviado aeronaves para ajudar no trabalho, mas a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), que também faz buscas, afirma que não houve nenhum sobrevoo na área até agora.

“Eles (autoridades) podem fazer mais, podem intensificar as buscas, colocar mais recursos para isso, e se houve alguma atividade criminosa, as pessoas buscarão justiça”, afirmou a irmã de Dom Phillips, Sian Phillips, que participou do ato.

Após uma vigília na porta da Embaixada, parentes de Phillips entraram no prédio para conversar com as autoridades. O Ministério de Relações Exteriores do Reino Unido afirmou estar em contato com as autoridades brasileiras.

Fonte: G1