/Reino Unido diz que Rússia tem dificuldades em fornecer serviços básicos aos territórios ocupados da Ucrânia

Reino Unido diz que Rússia tem dificuldades em fornecer serviços básicos aos territórios ocupados da Ucrânia

A Rússia está lutando para fornecer serviços públicos básicos às populações civis nos territórios russos ocupados da Ucrânia, de acordo com um relatório de inteligência britânico publicado na sexta-feira (10).

O relatório afirma que o acesso a água potável, conexão à Internet e serviços telefônicos permanecem inconsistentes, enquanto Kherson “provavelmente enfrenta uma escassez crítica de medicamentos” e Mariupol corre o risco de um surto de cólera.

Na terça-feira, um conselheiro do prefeito de Mariupol, Petro Andrushenko, alertou para um possível surto de cólera em meio à deterioração das condições sanitárias na cidade.

Na semana passada, ele disse que os danos causados ​​a Mariupol ao longo de dois meses de bombardeio foram tão graves que a maioria dos serviços básicos, incluindo eletricidade, gás e água, foi cortada e ainda não foi restaurada pelas autoridades apoiadas pela Rússia.

No mês passado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, admitiu que muitas áreas ocupadas permaneceram sem eletricidade, água ou serviços de esgoto.

No final de maio, ucranianos em Kherson falaram à CNN sobre a escassez crítica de remédios. O vice-chefe do conselho regional de Kherson, Yurii Sobolevskyi, disse que os russos estão “conduzindo a região de Kherson a uma crise humanitária mais profunda”.

Fonte: CNN Brasil