/Toffoli envia à Justiça Federal do DF denúncia contra Milton Ribeiro por homofobia

Toffoli envia à Justiça Federal do DF denúncia contra Milton Ribeiro por homofobia

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (13) enviar à Justiça Federal do Distrito Federal uma denúncia contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por homofobia.

Milton Ribeiro foi denunciado por ter associado homossexuais a “famílias desajustadas” em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”. Ribeiro também disse que há adolescentes “optando por ser gay”.

A denúncia contra ele foi apresentada pelo então vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros. O crime de homofobia é reconhecido pelo Supremo desde 2019.

Na semana passada, porém, a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo um parecer apontando que o processo deveria seguir na primeira instância da Justiça Federal, já que Ribeiro havia deixado o comando do Ministério da Educação e, por isso, não tem mais foro privilegiado.

Milton Ribeiro deixou o cargo em março deste ano, diante da polêmica envolvendo a suspeita de atuação de pastores na liberação de recursos do MEC.

Foto: Dida Sampaio / Estadão Conteúdo

Fonte: G1