/Bolsonaro diz que Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa pediu afastamento

Bolsonaro diz que Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa pediu afastamento

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta segunda-feira (4) o afastamento do ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães, alvo de denúncias de assédio sexual e moral.

Ao ser questionado por um apoiador se teria algo a dizer sobre o “caso de assédio na Caixa”, Bolsonaro afirmou que o ex-presidente do banco “já foi afastado”. Logo depois, o próprio presidente se corrigiu. “Ou melhor, ele pediu afastamento”, disse em frente ao Palácio da Alvorada.

O presidente não entrou em detalhes sobre o caso. Guimarães era próximo ao chefe do Executivo e participava frequentemente das lives realizadas por Bolsonaro. O pedido de demissão de Pedro Guimarães foi oficializado na última quarta-feira (29). Ele estava no cargo desde o início do atual governo, em 2019.

Guimarães é acusado de ter assediado sexualmente e moralmente diversas funcionárias do banco.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Nesta segunda (4), o MPT realizou uma inspeção na sede da estatal. Segundo apuração da CNN, o objetivo foi verificar in loco as denúncias de assédio sexual e moral apresentadas por funcionários do banco contra o ex-presidente da instituição.

Bolsonaro também foi questionado por apoiadores sobre o cancelamento do encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, previsto para esta segunda (4), em Brasília. “Porque eu cancelei. Está respondido”, disse o chefe do executivo.

Fonte: CNN Brasil