/Chuva acima da média devem ser registrada no mês de julho, em Pernambuco

Chuva acima da média devem ser registrada no mês de julho, em Pernambuco

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a previsão climática, mostra uma maior probabilidade de chuvas no Agreste do Estado e acima do normal na Região Metropolitana Recife e na Zona da Mata de julho a setembro de 2022.

De acordo com o meteorologista Vinicius Gomes, os fenômenos La Niña (resfriamento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico) e Dipolo Atlântico (anomalia da temperatura do Oceano Atlântico), faz com que se tenha essa quantidade de chuva acima da normalidade.

Segundo a Apac, as chuvas ficaram dentro da normalidade no Sertão e Agreste dos meses de janeiro a maio, e acima da média no Sertão do Pajeú, na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata do Estado.

Nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, assim como no litoral é a área onde poderá ser registrados os maiores acumulados de chuva.

Neste ano foram detectados inúmeros desastres,e desde 25 maio foram registradas 132 mortes, a maioria em decorrência de deslizamentos de barreira, próximo as encostas.

Por redação ANH PE

Foto: Alexandre Aroeira