/Defesa Civil Nacional envia uma equipe para dá suporte as fortes chuvas que caem em Alagoas

Defesa Civil Nacional envia uma equipe para dá suporte as fortes chuvas que caem em Alagoas

Nas próximas horas estará chegando uma equipe da Defesa Civil Nacional, que irá dá todos os suportes necessários as cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas que caíram sobre o estado de Alagoas na última sexta-feira (1º) e que também causaram elevações nos níveis de rios.

Liderada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, os técnicos fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), e estarão atuando no planejamento de ações para a mitigação dos impactos dos desastres.

As cidades que registraram desastres são Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Lage, Satuba, Taquarana, União dos Palmares e Viçosa.

Além da Defesa Civil Nacional, as Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão dá todo o suporte necessário nas ações de socorro e assistência humanitária, o que se dará por meio do uso de veículos e aeronaves, foram contactados também os ministérios da Cidadania e da Saúde para prestarem apoio aos municípios atingidos.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, explicou que devido as fortes chuvas que atingiram diversos municípios do estado de Alagoas, havendo registros de transbordamento de mananciais e de desbarrancamento, o Ministério do Desenvolvimento Regional mobilizou uma equipe multidisplinar da Defesa Civil Nacional para prestar apoio aos municípios atingidos, e acionou os órgãos para auxiliar nas ações de resgate, salvamento e assistência humanitária.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) atuará no monitoramento de possíveis ocorrências nos devidos municípios, onde a Defesa Civil Nacional estará em levantamento constante com as Defesas Civis estaduais e municipais.

Por redação ANH

Foto: Ascom MDR