/Emissão da Nova Carteira de Identidade começa em agosto para AL

Emissão da Nova Carteira de Identidade começa em agosto para AL

A partir dessa terça-feira (26), começam as emissões da Nova Carteira de Identidade Nacional (CNI). A novidade, no entanto, só chega em Alagoas no mês de agosto. O documento foi implementado através do Decreto n° 10.997, publicado ainda em fevereiro.

Entre as novidades do documento está a inclusão do número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido para todo o país. O cidadão que deseja atualizar o documento, deve comparecer ao órgão de identificação civil de sua região. Por enquanto, apenas o Rio Grande do Sul começou a emissão do novo documento, mas a novidade deve chegar nos próximos dias no Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná.

Com a nova identificação, o antigo número do RG deixará de existir e apenas o CPF será considerado. Contudo, a criação de uma nova identidade não invalida o RG atual, que segue tendo validade por até 10 anos. Segundo o governo, o objetivo é unificar o número do documento em todas as unidades da federação.

E EM ALAGOAS?

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação de Alagoas, Anízio Amorim, os alagoanos só poderão emitir a nova identidade no segundo lote de estados. “Nós já estamos na segunda etapa de todo o processo, que está caminhando. Nossa equipe já tem a informação que Alagoas participará do segundo lote, em agosto”, informou.

COMO ATUALIZAR SUA IDENTIDADE?

Para usar o novo documento, é preciso que o cidadão regularize seu CPF. Ainda de acordo com a Receita Federal, “haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira”.

Caso o cidadão deseje atualizar as informações do CPF e solicitar a emissão da nova identidade, deve-se acessar o site da Receita Federal. O procedimento pode gerar um protocolo de atendimento, e nessas situações, o usuário tem a possibilidade de encaminhar seus documentos à Receita Federal por e-mail.

Para realizar a atualização por e-mail, é necessário os seguintes documentos:

  • documento oficial com foto;
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de endereço;
  • foto de rosto (selfie) do cidadão segurando o próprio documento de identidade.

Por: Redação ANH/AL