/Moraes autoriza compartilhamento de dados do inquérito que apura ataques do PCO à Corte

Moraes autoriza compartilhamento de dados do inquérito que apura ataques do PCO à Corte

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o compartilhamento com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dados da investigação contra Partido da Causa Operária (PCO) aberta por ordem do próprio Moraes em razão de ataques ao Supremo e a ministros da Corte. Essa investigação tramita no chamado inquérito das fake news.

“Não há dúvida de que o compartilhamento de elementos informativos colhidos pode e deve ocorrer na presente hipótese, eis que largamente demonstrada a relação entre os fatos investigados, a revelar a adequação da medida. Diante do exposto, determino o compartilhamento e envio de cópia destes autos ao Tribunal Superior Eleitoral para fins de instrução do inquérito administrativo”, disse Moraes.

Moraes acatou pedido feito na última sexta-feira (1º) pelo ministro Mauro Campbell, do TSE, que informou ao Supremo que determinou a abertura de inquérito administrativo para apurar supostos ataques do partido ao sistema eleitoral.

Segundo Campbell, o Ministério Público Eleitoral afirmou haver postagens no perfil do partido, na rede social Twitter, que “imputam à Corte Eleitoral providências ordenadas a fraudar as próximas eleições”.

Em 2 de junho, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a inclusão do partido no inquérito das fake news. Campbell, então, pediu que o Supremo compartilhasse dados da investigação.

A movimentação ocorreu depois de o PCO ter feito uma série de ataques ao Supremo por meio de suas redes sociais. Nas publicações, o partido já defendeu, por exemplo, a dissolução do STF e chamou o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, de “skinhead de toga” e o acusou de “preparar um golpe” nas eleições.

Fonte: CNN Brasil