/Natal sedia o 10º Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas

Natal sedia o 10º Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas

De 31 de agosto a 3 de setembro, Natal será sede do 10º Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas (EREFAU-NE). Durante três dias fiscais de todo o país discutirão as “Conquistas, Desafios e Perspectivas” da categoria, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, no bairro de Candelária. As inscrições já estão abertas para os profissionais da área de fiscalização e se encerram no dia 3 de agosto. Já para o público em geral, as inscrições acontecem de 04 a 17 de agosto.  O evento é totalmente gratuito e tem o apoio da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb). 

O Encontro vai reunir fiscais das áreas de Desenvolvimento Urbano e Urbanismo, Meio Ambiente, Posturas, Transporte e Mobilidade, Vigilância Sanitária, Tributária e Defesa do Consumidor, além de contar com a participação de diversas instituições, professores e alunos universitários de todo o país. Segundo o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb e organizador do evento, Leonardo Almeida, o 10º Encontro Regional tem o objetivo de promover uma troca de experiência e de conhecimentos entre os profissionais de fiscalização.

“O principal objetivo do encontro é entender o que as fiscalizações estão realizando ultimamente, não só no Nordeste, mas em todo o Brasil porque teremos participantes de outras regiões. Quais foram os avanços, o que tem dado certo, as ferramentas que estão sendo utilizadas, os novos equipamentos. Também será abordado os avanços da carreira de fiscal e pontos críticos da atuação. Todas essas áreas são o foco do evento”, ressalta.

O evento será aberto pelo secretário da Semurb, Thiago Mesquita, que dará as boas vindas aos profissionais. Durante o evento serão ministradas palestras sobre o sistema de fiscalização eletrônica do município de São Paulo-SP; O papel da Vigilância Sanitária na qualidade da saúde pública – a importância da fiscalização; Um novo modelo de fiscalização municipal; O uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) na Fiscalização; O Papel do Ministério Público na defesa ambiental e apoio às ações de fiscalização, dentre outros temas. 

“Teremos um minicurso referente ao novo sonômetro, o equipamento de medição sonora; palestras sobre a nova metodologia de monitoramento; apresentação de equipamentos e suas funcionalidades; além da abordagem da fiscalização como gestão pública e todo o seu processo. Um minicurso sobre o uso de drones na atuação dos fiscais”, conta Almeida. 

O 10º EREFAU-NE é um evento destinado aos profissionais da área de fiscalização de atividades urbanas, atividades-meio e de apoio às ações de fiscalização. Em virtude da limitação de vagas, esse público-alvo será priorizado. Devido a isso, as inscrições se darão em datas diferentes de acordo com o público. Profissionais da área de fiscalização podem se inscrever das 12h do dia 22 de julho até as 23h59 do dia 3 de agosto. Já os demais interessados devem realizar inscrição das 08h do dia 04 de agosto até as 23h59 do dia 17 de agosto. 

Fonte: natal.rn.gov.br