/Prefeitura de Aracaju reforça importância da prevenção dos acidentes de trabalho

Prefeitura de Aracaju reforça importância da prevenção dos acidentes de trabalho

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a atenção da população sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado nesta quarta-feira, 27. A data passou a simbolizar a luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança.

Através da equipe da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), durante todo ano é realizada a educação em saúde, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho. A Reast possui a função de fortalecer a política da saúde do trabalhador, estruturando e desenvolvendo ações direcionadas aos trabalhadores formais ou informais, públicos ou privados, de maneira individual ou coletiva. 

A Rede é dividida em duas frentes de trabalho: o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat), realizando atividades para o bem-estar e a saúde do trabalhador.

“O Cerest existe há 17 anos e tem como objetivo a educação em saúde para o trabalho, o acolhimento, a articulação intra e intersetorial, visando produzir resolutividade dos problemas, execução de ações de prevenção dos acidentes, de doenças e de promoção à saúde em ambientes de trabalho, elaborando e executando projetos de estudo”, explica a assistente social Conceição Balbino.

Já a Visat faz busca ativa de casos de acidente de trabalho, alimentação de bancos de dados, mapeamento de risco dos locais de trabalho, inspeção e investigação.

“Trabalhamos em conjunto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, emitindo relatórios das inspeções em empresas, tanto da rede pública como privada. Também fazemos notificações para o Ministério da Saúde de agravos relacionados ao trabalho”, enfatiza a gerente da Visat, Marcella Cabral.

Fonte: aracaju.se.gov.br