/Prefeitura de Maceió promove Dia D de combate a leptospirose nesta sexta (22)

Prefeitura de Maceió promove Dia D de combate a leptospirose nesta sexta (22)

Em reunião realizada nesta quarta-feira (20), na sede da Secretaria de Saúde de Maceió (Centro), foi definida uma grande ação de combate à leptospirose programada para ocorrer nesta sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24) em diversos pontos estratégicos da capital. A iniciativa representa um esforço conjunto de diversos órgãos municipais para prevenir a doença e identificar casos sintomáticos, que por conta do período chuvoso, tem crescido.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, destaca que a população não precisa se alarmar, já que por conta da sazonalidade da doença, que tem crescimento no período chuvoso, esse aumento é esperado.

“Embora seja esperado, a Prefeitura está preocupada com a saúde da população e hoje planejamos essa ação para intensificar o trabalho que já é realizado de identificar esses casos, orientar a população sobre prevenção e eliminar possíveis situações favoráveis ao aparecimento da doença. Cada órgão está fazendo sua parte nesse combate e prevenção”, destaca.

A ação tem início nesta sexta-feira (22), às 8h, na região do Bom Parto com ações de limpeza urbana com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), entrega de solução de hipoclorito de sódio, orientações educativas e busca ativa de casos sintomáticos pelos agentes de endemias, de epidemiologia e da Vigilância Sanitária.

Além disso, a ação vai disponibilizar vacinação contra a Covid-19 e Influenza, na estrutura do Ônibus da Vacina e atendimentos clínicos para casos sintomáticos na Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Melo, localizada no bairro.

Já no sábado (23), as mesmas ações, exceto o atendimento clínico, se concentram no Mercado da Produção, Levada e Vergel do Lago. No domingo (24), o mutirão leva os serviços de prevenção e combate à leptospirose para a Orla Lagunar da capital.

Além dos serviços de prevenção levados pela saúde, a ação conta com a parceria da Superintendência Municipal de Infraestrutura (Seminfra) que fará revisão e intervenção de galerias e canais da região; da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com limpeza urbana de toda a região e Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) com apoio às ações realizadas nos mercados públicos da capital.

Na próxima quarta-feira (27), as mesmas ações serão disponibilizadas no Mercado do Benedito Bentes e na sexta-feira (29), no Mercado do Tabuleiro do Martins.

Fonte: maceio.al.gov.br

Foto: Victor Vercant/SMS