/Prefeitura decreta situação de emergência em pontos de erosão na orla marítima

Prefeitura decreta situação de emergência em pontos de erosão na orla marítima

O Diário Oficial do Município (DOM) trouxe na edição desta sexta-feira (15) a publicação do decreto de situação emergencial nos 11 pontos de erosão na costa marítima de Maceió, que vão de Cruz das Almas ao Pontal da Barra.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) trabalham nos processos de autorização ambiental para que as obras emergenciais de contenção do avanço do mar possam ser iniciadas.

Com a liberação ambiental, a Seminfra colocará em prática a aplicação dos “big bags”, que são grandes sacos preenchidos com areia da praia, implantados um sobre o outro, funcionando como escudo para proteger a área costeira da capital alagoana.

Um estudo técnico identificou 11 pontos de erosões emergenciais entre o Pontal da Barra e Cruz das Almas. Destes, oito são considerados urgentes e receberão a aplicação da nova tecnologia para contenção do processo erosivo.

Atualmente, o município mantém em execução a técnica denominada ‘sandbag’. O material funciona como dissipador de energia enterrado na praia para proteger a área deteriorada pela força das ondas.

Fonte: maceio.al.gov.br