/Reino Unido pode ter o dia mais quente já registrado

Reino Unido pode ter o dia mais quente já registrado

O Reino Unido se encaminha para seu dia mais quente já registrado, nesta segunda-feira (18), com temperaturas previstas para chegar a 40°C pela primeira vez, forçando companhias ferroviárias a cancelar serviços, escolas a fechar mais cedo e ministros a pedir à população que fique em casa.

Grande parte da Europa está fritando em uma onda de calor que elevou as temperaturas para cerca de 40ºC em algumas regiões, com incêndios florestais devastando campos secos em Portugal, Espanha e França.

O governo britânico disparou um alerta de “emergência nacional”, já que as temperaturas devem ultrapassar, nesta segunda e terça-feira, os 38,7°C registrados no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge em 2019.

“Temos 48 horas difíceis pela frente”, disse Kit Malthouse, ministro encarregado da coordenação do governo, à rádio BBC.

A rede de metrô de Londres impôs restrições temporárias de velocidade para segunda e terça-feira, o que significa que operaria com serviço reduzido e viagens demorando mais do que o normal. Foi pedido aos passageiros que viajem apenas se for essencial.

A rede ferroviária nacional também pediu aos passageiros que fiquem em casa e disse que alguns serviços – incluindo uma rota importante entre o nordeste da Inglaterra e Londres – não funcionarão durante partes da terça-feira.

Jake Kelly, da Network Rail, disse esperar que as operações normais sejam retomadas na quarta-feira, quando as temperaturas devem cair, mas isso dependerá “dos danos que o clima causar à infraestrutura nos próximos dias”.

Fonte: CNN