/STF recebe lançamento do livro “O Judiciário do nosso tempo”

STF recebe lançamento do livro “O Judiciário do nosso tempo”

O Supremo Tribunal Federal (STF) sedia, na próxima quinta-feira (4), o lançamento do livro “O Judiciário do nosso tempo”, da Globo Livros, com sessão de autógrafos. A obra é um retrato sobre mudanças ocorridas nas últimas duas décadas no sistema judiciário brasileiro e reúne textos com informações sobre o funcionamento da Justiça. O evento será realizado na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, às 18h, aberto ao público. As normas do tribunal exigem a apresentação de cartão de vacinação ou teste RT-PCR e uso de máscara de proteção facial.

No evento de lançamento em Brasília estarão presentes os organizadores da obra: Maria Tereza Sadek, Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sergio Renault; e alguns autores como o presidente do STF, ministro Luiz Fux, os ministros Dias Toffoli e Ayres Britto (aposentado), a advogada Grace Mendonça, os jornalistas Heraldo Pereira e Felipe Recondo e o advogado Antonio Claudio Ferreira Netto.

O livro é composto por textos de grandes especialistas em assuntos ligados à Justiça brasileira. Em uma linguagem simples e acessível, aborda temas como a transparência nas atividades dos órgãos jurídicos, o encarceramento em massa, o papel fundamental da Defensoria Pública, o poder investigativo do Ministério Público, os desafios para um Judiciário mais inclusivo, a rotina das Varas da Infância e Adolescência, a liberdade de expressão, a confiança na Justiça como pilar para a democracia, entre outros.

Os temas e autores foram escolhidos para demonstrar os diferentes traços e as particularidades de cada área do Judiciário, com o propósito de apresentar ao leitor como funciona a estrutura que compõe o sistema de justiça, sua importância e seus desafios.

A obra traz textos de: Nelson Jobim, Cármen Lúcia, Maria Tereza Sadek, Ives Gandra Martins Filho, Dias Toffoli, José Carlos Cosenzo, Pedro Paulo Lourival Carriello, Renato de Vitto, Grace Mendonça, Felipe Santa Cruz, Pedro Freitas, Joaquim Falcão, Alberto Toron, Pierpaolo Bottini, Luis Felipe Salomão, Daniel Vianna Vargas, Igor Tamasauskas, Sebastião Tojal, Daniel Sarmento, Antonio Fernando de Souza, Adriana Cruz, Ayres Britto, Antonio Claudio Ferreira Netto, Gustavo Binenbojm, Iberê de Castro Dias, Andréa Pachá, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Felipe Recondo, Heraldo Pereira, Marcos Lisboa, Luciana Yeung, Paulo de Azevedo, Márcio Chaer, Sergio Renault, Raquel Khichfy, Sônia Rao, Dora Cavalcanti e Roberto Irineu Marinho.

Fonte: STF