/Trump tentou ligar para membro da Casa Branca em contato com comitê da Câmara

Trump tentou ligar para membro da Casa Branca em contato com comitê da Câmara

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump tentou ligar para um membro da equipe de apoio da Casa Branca que está conversando com o comitê seleto da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, disseram à CNN duas fontes familiarizadas com o assunto.

O funcionário de apoio não era alguém que se comunicava rotineiramente com o ex-presidente e estava preocupado com o contato, segundo as fontes, e informou seu advogado.

A ligação foi feita depois que a ex-assessora da Casa Branca de Trump, Cassidy Hutchinson, testemunhou publicamente ao comitê. O funcionário da Casa Branca estava em condições de corroborar parte do que Hutchinson havia dito sob juramento, segundo as fontes.

A revelação inicial sobre o telefonema de Trump foi feita em um momento dramático no fim da audiência de terça-feira (12) pela vice-presidente do comitê, Liz Cheney. A representante republicana de Wyoming revelou que o ex-presidente “tentou entrar em contato” com uma testemunha não identificada na investigação do comitê.

Cheney disse que a testemunha “se recusou a responder” à ligação de Trump e, em vez disso, alertou seu advogado. O comitê forneceu essa informação ao Departamento de Justiça. “Vamos levar muito a sério qualquer esforço para influenciar o depoimento de testemunhas”, disse Cheney durante a audiência.

Um porta-voz de Trump não respondeu a um pedido de comentário.

O deputado Pete Aguilar, um democrata da Califórnia que atua no comitê, disse na terça-feira que o indivíduo que o ex-presidente tentou ligar está em contato com o painel.
“O próprio Trump ligou para alguém que está conversando conosco”, disse Aguilar.

O deputado democrata do Mississippi, Bennie Thompson, presidente do comitê, disse na quarta-feira (13) que a tentativa de Trump de entrar em contato essa testemunha era preocupante o suficiente para levá-la ao Departamento de Justiça.

“Do meu ponto de vista, é altamente incomum fazer isso, e é por isso que colocamos nas mãos do Departamento de Justiça, para que tomem essa decisão”, disse Thompson, quando perguntado se o ato de Trump era evidência suficiente para determinar uma tentativa de intimidação de testemunha. “Estamos preocupados com a segurança das testemunhas.”

Esta não é a primeira vez que o comitê levanta preocupações sobre possíveis adulterações de depoimentos de testemunhas.

Fonte: CNN