/Vendedores ambulantes protestam contra a retirada de barracas na Bahia

Vendedores ambulantes protestam contra a retirada de barracas na Bahia

No início desta quinta-feira (28), vendedores ambulantes fizeram um protesto direcionado à prefeitura de Salvador, pela retirada de suas barracas. O bloqueio aconteceu na rotatória da Cajazeira 10, com os moradores alegando que agentes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Ordem Pública removeram as barracas durante a madrugada.

Os manifestantes atearam fogo em madeira e em outros objetos, o que impossibilitou o tráfego na região que liga a Cajazeira 11, Boca da Mata, e a Avenida Jornalista José Curvello. De acordo com a Superintendência de Trânsito da capital (Transalvador), a paralisação causou grande engarrafamento.

O Corpo de Bombeiros foi acionado até o local para controlar chamas, e os agentes da Transalvador estão no local para auxiliar na fluidez do trânsito daquela região. 

Segundo as reivindicações dos ambulantes, a prefeitura os realocou para o canteiro central da rotatória com baixo movimento de clientes, por isso os vendedores colocaram as barracas em outro lugar. Segundo os ambulantes, foram levadas 10 barracas.

A secretaria informou que encaminhou cinco notificações prévias aos ambulantes. Após tentativas de conscientização, retirou cinco feirantes licenciados que tinham local para vender as mercadorias, mas decidiram se instalar em via pública.

Ainda segundo a Semop, 321 ambulantes se tornaram permissionários, no ano passado. Deste total, 250 atuam em mercados e feiras. No bairro de Cajazeiras, no entanto, 121 feirantes foram cadastrados pelo órgão.

Por: Redação ANH/BA.