/Após indicações para STJ, ministros vão sugerir nomes para novo TRF-6

Após indicações para STJ, ministros vão sugerir nomes para novo TRF-6

O pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou reunião para esta segunda-feira, às 15h, a formação das listas com sugestões de nomes para primeira composição do Tribunal Regional Federal, da 6ª região.

Ao final, os nomes vão ser encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro, a quem cabe formalizar as indicações. O novo TRF será formado por 18 desembargadores e juízes.

Caso não tenha consenso, a reunião marcada para hoje pode ser adiada por mais alguns dias. Os ministros vão elaborar uma lista para promoção por merecimento às vagas destinadas à magistratura de carreira e também as listas tríplices para a indicação de advogados e membros do Ministério Público Federal (MPF).

Nesta segunda-feira, Bolsonaro formalizou indicações para vaga de ministro do próprio STJ, com base em apelos de ministros da corte e também do Supremo Tribunal Federal (STF).

No caso do novo tribunal, o TRF-6, não será diferente. Ministros do STF, do STJ e parlamentares têm trabalhado na indicação dos nomes.

Entre os principais cotados, está o secretário-geral do STF, juiz Pedro Felipe de Oliveira Santos, nome apoiado pelo presidente da corte, Luiz Fux, e outros ministros, como Gilmar Mendes e Nunes Marques.

A instalação do tribunal será no dia 19 de agosto, em Belo Horizonte. A criação do tribunal foi aprovada pelo Senado no fim do ano passado e sancionada por Bolsonaro em outubro.

Fonte: CNN