/Eleições 2022: FSB/BTG aponta Lula com 45% das intenções de voto; Bolsonaro aparece com 34%
Foto: Montagem/ANH

Eleições 2022: FSB/BTG aponta Lula com 45% das intenções de voto; Bolsonaro aparece com 34%

Dados da pesquisa BTG Factual, feita pelo Instituto FSB, divulgados na manhã desta segunda-feira (15), mostram o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de votos na disputa pela Presidência da República. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro, aparece na pesquisa com 34%.

O levantamento indica que o candidato petista teve um aumento de 4% nas intenções de voto desde a última pesquisa, saindo dos 41%, no dia 8 de agosto, para 45%, nesta segunda. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os dados foram coletados entre os dias 12 e 14 de agosto. Os números correspondem ao cenário estimulado, quando é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores.

De acordo com o Instituto FSB, o aumento de Lula foi influenciado pela desistência de André Janones à Presidência da República, que possuía 2% das intenções de voto. Após se retirar da disputa, Janones declarou apoio ao candidato do PT.

Bolsonaro, em comparativo com a última pesquisa realizada no início de agosto, o atual presidente permaneceu estável, com os mesmo 34% das intenções de voto.

O candidato Ciro Gomes (PDT), visto como o principal da 3ª via, também teve um aumento nas intenções de voto, tendo aumento de um ponto percentual, subindo de 7% para 8% entre uma pesquisa e outra. Simone Tebet (MDB), entretanto, teve queda de um ponto percentual. A emedebista, de uma pesquisa para a outra, viu seus 3% de intenções de voto cair para 2%.

Felipe D’Ávila, Soraya Thronicke, José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano e Leonardo Péricles não pontuaram. Além disso, 5% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhuma das opções, 2% não sabem ou não responderam e 1% votariam branco ou nulo.

O estudo ouviu cerca de 2 mil eleitores por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00603/2022.

Cenário espontâneo

Quando não é apresentada uma lista de candidatos, Lula lidera as intenções de voto, com 41%. Bolsonaro aparece logo em seguida, com 32%. Ciro Gomes tem 3% das intenções de voto, e Simone Tebet, 1%.

Além disso, 13% dos entrevistados não sabem em quem votariam ou não souberam responder. Outros 5% não votariam em ninguém, e 4% votariam branco.

Por: Redação ANH.