/Genial/Quaest: Bolsonaro cresce e se iguala a Lula com 39% das intenções de voto no Rio
Foto: Montagem/ANH

Genial/Quaest: Bolsonaro cresce e se iguala a Lula com 39% das intenções de voto no Rio

A Pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira (18), destaca, no Rio de Janeiro, um empate entre Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) de 39% das intenções de voto à Presidência da República no primeiro turno. O percentual equivale na pesquisa de versão estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado.

Em relação à última pesquisa, o candidato do PT se manteve estável no percentual, enquanto Bolsonaro, candidato à reeleição, cresceu quatro pontos percentuais de uma pesquisa para a outra, aumentando de 34% a 39% entre o eleitorado carioca.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) registraram 6% e 2% das intenções de voto no Rio, respectivamente. Vera Lúcia (PSTU), Soraya Thronicke (União), Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

Já os votos em branco, nulos e indecisos correspondem a um percentual de 4%. Para 9% dos entrevistados expressaram que não votarão no primeiro turno destas eleições.

1,5 mil pessoas residentes do estado foram entrevistadas, entre eleitores com 16 anos ou mais, nos dias 12 a 15 de agosto. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas face a face. A pesquisa está registrada no TSE e no TRE como BR 08389/2022 e RJ 07554/2022.

Na versão espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Bolsonaro aparece com 32%, enquanto Lula tem 30%. Na pesquisa anterior, Lula contava com 31% das intenções; Bolsonaro, com 27%.

Os indecisos, neste caso, são 33%. Ciro Gomes tem 2%, e os outros postulantes somam 1%. Brancos, nulos e que não pretendem votar são 2%.

Por: Redação ANH.