/Justiça proíbe comercialização de combustível em posto do Tabuleiro dos Martins, em Maceió
Foto: Reprodução

Justiça proíbe comercialização de combustível em posto do Tabuleiro dos Martins, em Maceió

O Auto Ponto Mais, popularmente conhecido como Posto da Bomba do Gonzaga, está impedido de vender ou fornecer gasolina, álcool ou diesel que estejam em condições irregulares, ou em desacordo com as regras da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A decisão, proferida na segunda-feira (8), é da juíza Marclí Guimarães de Aguiar.

A decisão tem caráter de tutela de urgência, e, em caso de descumprimento da determinação, a empresa deve pagar multa de R$ 10 mil por cada constatação de irregularidades feita pelas autoridades competentes.

De acordo com os documentos fornecidos pela ANP ao Ministério Público, o posto localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, nº 2769, no bairro do Tabuleiro do Martins, foi autuado em abril de 2019 por armazenar e comercializar óleo diesel fora das especificações estabelecidas na lei. Os produtos que estavam disponíveis para venda possuíam vício de qualidade, ou seja, não estavam em boas condições.

A juíza Marclí Guimarães destacou que o fornecimento de combustível nas condições descritas, além de diminuir sua eficácia, pode causar problemas mecânicos nos automóveis abastecidos, expondo os consumidores e a população em geral a um risco permanente.

“É de causar perplexidade. (…) A venda de combustível adulterado, afora a má-fé e prática desleal, implica risco ao patrimônio e à segurança de relevante número de consumidores, podendo causar deterioração das peças e pane mecânica do veículo, (…) posicionando o consumidor em extrema vulnerabilidade”, frisou a magistrada.

Por: Redação ANH/AL com Ascom TJ.