/Secretaria de Educação e Ufal promovem curso de formação voltada para audiodescrição
Foto: Divulgação

Secretaria de Educação e Ufal promovem curso de formação voltada para audiodescrição

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), abriu vagas para professores da rede municipal participarem do Curso de Audiodescrição (CAD). Ao todo foram 200 vagas ofertadas para os servidores da rede.

O principal objetivo do curso é capacitar os professores para traduzirem imagens em palavras, para que estudantes cegos e com baixa visão possam compreender imagens e recursos audiovisuais. Essa capacitação promoveria uma maior inclusão desses alunos em sala de aula, e consequentemente auxiliaria no desenvolvimento escolar.

A capacitação em audiodescrição é extremamente importante para que o ensino consiga abranger um número maior de alunos. Segundo a Assistente Social do Núcleo de Acessibilidade da Ufal, Danielly Spósito, é um importante passo para a inclusão desses estudantes.

“Como o curso é voltado para os educadores e educadoras, ele vai ampliar a forma como os professores se comunicam com os alunos. Eles usam as ferramentas necessárias, permitindo que o estudante tenha acesso a uma experiência mais ampla e promovendo acessibilidade.”

A formação, que vai começar no dia 1º de setembro, ficará com as inscrições abertas até o dia 29 de agosto, e será totalmente online e gratuita. Os profissionais que desejarem se inscrever, devem acessar o link.

Por: Redação ANH/AL com Ascom Semed.