/Vereador de Boca da Mata tem mandato cassado por compra de voto

Vereador de Boca da Mata tem mandato cassado por compra de voto

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) decidiu, por maioria de votos, pela cassação do mandato do Vereador Walter Acioli de Lima Filho (PP). A votação aconteceu nessa segunda-feira (1°). O político foi condenado por compra de votos nas eleições de 2020.

Além de ter o mandato cassado, Walter também ficará inelegível pelos próximos 8 anos. Outros três candidatos tiveram o mesmo desfecho: Valter Acioli de Lima, pai de “Valtinho”, Enio Rangel da Silva Costa (PDT) e José Sabino Maynart Tenório (PTB).

Em depoimento, Valter Acioli de Lima, declarou que estava ajudando Ênio Rangel da Silva Costa, José Sabino Maynart Tenório e seu próprio filho.

O processo teve início pelos vídeos em que os condenados aparecem entregando dinheiro a eleitores, configurando uma possível compra de voto. O TRE-AL obteve as imagens, e segundo o órgão, foram encaminhadas à Polícia Federal, que analisou e garantiu a veracidade dos vídeos.

Com as provas em mãos, o TRE-AL fez o uso do artigo 22, da Lei Complementar n° 64/90, cujo o objetivo é combater o abuso do poder econômico, político ou de autoridade.

Por: Redação ANH/AL.