Seja bem-vindo
Maceió,06/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Recife inicia operação de semáforos inteligentes


Recife inicia operação de semáforos inteligentes Novo tipo de semáforo sendo implantado (Foto: Arquivo)

A implementação de semáforos inteligentes começou no Recife, com o objetivo de melhorar a mobilidade e a segurança no trânsito.


De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), as Avenidas Antônio de Góes, ao longo de todo o corredor, e Abdias de Carvalho, no trecho entre a Chesf e o Estádio Adelmar da Costa Carvalho (Sport), receberão a nova tecnologia. Estima-se que 140 mil veículos, além das linhas de ônibus, circulem diariamente por esses locais.


"A nova tecnologia proporcionará mais segurança e eficiência no trânsito. Esperamos uma redução nos congestionamentos, maior agilidade nos reparos em caso de falhas, ajustes automáticos dos tempos de verde e vermelho conforme a condição do trânsito, e mais segurança para pedestres nas travessias. A Central de Operações de Trânsito fará um monitoramento em tempo real dessas atividades", afirma a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. 


Os novos semáforos vão melhorar a eficiência da malha viária, diminuindo infrações e acidentes ao controlar melhor os fluxos de veículos e pedestres nas interseções. Além disso, eles ajudarão a reduzir congestionamentos e tempos de espera devido à adaptação contínua ao comportamento do tráfego nas vias, especialmente durante grandes ocorrências que causem interdições temporárias, como obras e manifestações.


Os dispositivos também garantirão um trânsito mais sustentável, reduzindo as emissões de carbono, uma vez que diminuem paradas e acelerações dos veículos. Com os semáforos adaptativos, os ciclos estarão mais alinhados às necessidades do fluxo no momento, proporcionando mais oportunidades de travessias para pedestres. É crucial que os condutores respeitem a velocidade da via para potencializar o sistema e aumentar a segurança viária.


A tecnologia de semáforos inteligentes visa ajustar os tempos dos sinais verde e vermelho conforme as necessidades das vias, tornando o trânsito mais eficiente. Isso é realizado por meio de câmeras com laços virtuais, links de comunicação e software que atualiza a programação dos semáforos em tempo real, de acordo com o fluxo de veículos. Isso aumenta a capacidade e melhora a fluidez nas vias conforme a demanda detectada pelos sensores.


O primeiro passo para a implementação dos semáforos inteligentes foi o investimento de R$ 30 milhões em 2023, para a aquisição de 200 novos controladores e nobreaks, garantindo maior estabilidade à rede semafórica. Desde então, o Recife conta com semáforos que se comunicam via 4G, o que reduz falhas e permite consertos mais ágeis. Além disso, os nobreaks asseguram o funcionamento dos semáforos por até três horas em caso de falta de energia.

Redação ANH/PE




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.