Seja bem-vindo
Maceió,24/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Congresso Nacional contesta decisão de Dino que restringe "emenda Pix


Congresso Nacional contesta decisão de Dino que restringe Dino autorizou apenas aplicação da verba derivada das emendas pix para obras que já estejam em andamento (foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

As assessorias jurídicas da Câmara e do Senado apresentaram um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisões do ministro Flávio Dino que impõem restrições e limitações à execução das emendas de transferência especial, conhecidas como "emendas Pix", que não exigem contrapartida por parte do gestor que recebe o recurso.


As duas Casas do Congresso protocolaram agravos regimentais solicitando a revogação de duas liminares concedidas por Dino. Neste ano, essas emendas Pix somam R$ 8 bilhões, disponíveis para que deputados e senadores distribuam a aliados políticos, prefeitos de suas bases eleitorais e candidatos nas eleições de outubro.


O ministro do STF determinou que essas transferências sejam fiscalizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Dino autorizou o uso dos recursos provenientes das emendas Pix apenas para obras em andamento.


No recurso, o Senado e a Câmara argumentam que as "emendas Pix" foram estabelecidas por uma emenda constitucional promulgada em 2019. Assim, sua aplicação só poderia ser restrita pelo STF em caso de "clara violação a cláusulas pétreas da Constituição". Segundo as Casas, a norma constitucional que cria essa modalidade de transferência de recursos não viola o princípio da publicidade nem os direitos dos cidadãos em relação ao controle da Administração Pública. Qualquer irregularidade deve ser corrigida por meio de medidas de fiscalização que melhorem a conformidade com a legislação aplicável.

Redação ANH/DF




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.