Seja bem-vindo
Maceió,24/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

STF julgará no dia 14 normas para investigação de acidentes aéreos


STF julgará no dia 14 normas para investigação de acidentes aéreos Ação sobre regras para investigação de acidentes aéreos e o sigilo dessas apurações será julgada pelo STF (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para a próxima quarta-feira (14) o julgamento de uma ação que discute as regras para a investigação de acidentes aéreos e o sigilo dessas investigações.


A ação direta de inconstitucionalidade foi proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2017 e questiona partes do Código Brasileiro de Aeronáutica relacionadas aos procedimentos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e ao compartilhamento de informações com outros órgãos e com o Judiciário.


O caso foi colocado como o primeiro item da pauta, após a recente queda de um avião da Voepass com 62 pessoas a bordo em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (9), em que todos os ocupantes faleceram.


A PGR contesta, por exemplo, a prioridade dada ao Sipaer no acesso e guarda de itens importantes para a investigação, como as caixas-pretas e suas gravações.


Além disso, a PGR questiona o trecho da lei que impede que as análises e conclusões do Sipaer sejam usadas como provas em processos judiciais ou administrativos, sendo liberadas a terceiros apenas por ordem judicial. O Ministério Público busca ter maior acesso a esses dados.


O julgamento da ADI teve início em 2021, no plenário virtual, mas foi suspenso após o ministro Alexandre de Moraes solicitar mais tempo para análise. Desde então, o caso foi várias vezes incluído e retirado da pauta do plenário, sem ter sido julgado.

Redação ANH/DF




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.